segunda-feira, 12 de abril de 2010

facil ser caridoso?

Engraçado... há momentos que me pego fazendo planos para ato de perdão, de caridade , de amizade e de amor.
Esses momentos ocorrem principalmente quando leio algo especial durante o evangelho no lar, que faço uma vez por semana, ou mesmo quando vou ao centro espírita.
Nesses momentos é tão facil ser bom e caridoso.
Passados os instantes esse sentimento se enfraquece. Não que essa vontade desapareça, entretanto, a vontade fica inibida por outros sentimentos menores, mas, que são grandes o suficiente para deixar em topor o sentimento nobre antes exaltado pela leitura ou palestra.
Esses sentimentos trazem em sua base fundamental o orgulho.
Outros sentimentos como vaidade, amor ferido, ciumes são dissidentes do orgulho, ou melhor é o próprio orgulho com mais ou menos densidade.
O orgulho é um sentiento dificil de se dominar, mesmo porque ele traz em si o medo de que sem ele possamos ser feridos por outras pessoas.
Então, por tudo isso é que deixamos de servir o  nosso próximo, principalmente aquele mais próximo que orgulhosamente mantemos afastado.
Um bom meio de medir o seu orgulho é imaginar tocando a campanhia deste próximo, mesmo sabendo que ele não deseja nos receber.
Voce consegue?
Dificil né??
Pois então, como diz a querida Mariana (blog Papo de Muié), imagine que este próximo esteja morto quando voce toca a campanhia.. voce tem coragem de entrar?
Certamente disse sim, uma vez que aqueles olhos não fitarão mais voce.
Entretanto, voce consegue medir o tempo que se passou desde o inicio da manhâ.
Voce perdeu tempo, mas, foi visitar o amigo ou conhecido morto.
Porque não foi antes enquanto ele vivia?
Por causa do orgulho?
Reflita.

Fica a reflexão

Nenhum comentário:

        Parece que recebi um soco na cabeça, busco equilibrar a sensação, controlando minha voz. Meus pés formigam à vontade de mover-lhes e...