sexta-feira, 23 de abril de 2010

amor condicional

Outro dia li a frase "Medir as conseqüências de amar é atirar-se na escuridão".
A criança, mais precisamente o jovem,  cresce experimentando situações que os coloque em diversidade aos conceitos de seus pais, como a medir se o amor deles é incondicional.
Óbvio que não é saudável crescer sentindo que só se é considerada uma boa menina ou um  bom menino e só se é amada ou amado quando faz coisas da forma que os pais desejam.
Óbvio também, que os pais utilizam tais condições para levar seus filhos a se tornar pessoas de bem, demonstrando o quanto ficam tristes quando eles agem de forma incorreta.
Medir as consequencias do amor condicional enttre pais e filhos é uma tarefa quase impossivel, pois, deve existir um parametro para comparação  que em regra não existe. Pode até existir em determinadas situações particulares, mas, não quando se fala de relacionamentos entre pais e filhos num todo.
O excesso, em todas as situações, é prejudicial, entretanto a falta também, não faz bem.
Controlar os impulsos emocionais em situações de diversidade entre pais e filhos é fundamental, entretanto, como disse Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra, engessar sentimentos somente por imaginar que o amor incondicional traz só benesses é burrice.
Mesmo que os pais amem seus filhos incondicionalmente, a fim de que eles tenham um crescimento saudavel, correm o risco do tiro sair pela culatra, afinal o sim se parece  muito com a falta de interesse, com a inercia e ou a falta de vontade.
O contrario também prejudica.
Então, o importante é o equilibrio.
Quão dificil tarefa é achar o equilibrio nas relações humanas, mesmo porque, as pessoas são diferentes e o que parece razoavel e equilibrado para uns é o oposto para outros.
Não há nem haverá regra geral para regular as relações entre pais e filhos, o que se deve ter em tais relações como em qualquer relacionamento é o respeito. E o amor sem respeito é nada.
O dificil é saber se respeitando o outro não se  esta desrespeitando a si mesmo.

Nenhum comentário:

        Parece que recebi um soco na cabeça, busco equilibrar a sensação, controlando minha voz. Meus pés formigam à vontade de mover-lhes e...