quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 de Abril, Dia de Tiradentes

Para quem não sabe, existe muita história por trás do feriado de hoje

BRUNO BASTOS

Hoje, 21 de Abril, é feriado! Dia de Tiradentes. A data homenageia José Joaquim da Silva Xavier - que ganhou o apelido de Tiradentes por trabalhar como barbeiro prático, uma espécie de odontólogo do século XVII - um dos líderes da Inconfidência Mineira. No entanto, não são muitos os pernambucanos que conhecem a história por trás desse dia. “Eu sei que é um feriado, mas não sei qual”, admite o vendedor Augusto do Ó. Já o promotor de vendas Jurandir Soares dá um “puxão de orelha” nos que não se lembram das aulas de história. “Ele foi um dos mártires da Inconfidência, que foi uma revolta dos mineiros contra o domínio de Portugal há mais de duzentos anos. No dia 21 de abril ele foi morto e esquartejado como punição”, ensinou Soares.

Mas por que Tiradentes mereceu um dia em sua homenagem? Segundo o professor de História Ricardo Bezerra, que leciona no campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE) e na Faculdade de Direito de Garanhuns, a figura histórica de Tiradentes foi transformada em mártir com a Independência do Brasil. “Após virar um País, o Brasil foi atrás de seus heróis e mártires. Como Tiradentes lutou contra o domínio português e era de origem humilde, como a grande maioria da população, passou a ser cultuado”, esclareceu Bezerra. Já no final do século XIX, quando foi Proclamada a República, Tiradentes foi mais uma vez requisitado para servir como símbolo à população, dessa vez propagandeando os valores republicanos. Nessa época ficou instituído o feriado nacional na data de 21 de Abril.

“A criação de uma memória oficial da História do Brasil no nascimento da República respondeu, no entanto, aos interesses daquele grupo dominante, que era formado por militares e grandes proprietários de terras. Eles estabeleceram quem devia ou não ser reconhecido e, bem ou mal, excluíram personagens que também fizeram parte da história, como Zumbi dos Palmares”, salientou o professor. Para Bezerra, o conhecimento dos brasileiros sobre o que representam os feriados é muito escasso e o costume de encará-lo apenas como dia de descanso deve ser combatido por toda a sociedade. “Deveríamos estimular através das escolas e entidades uma reflexão crítica sobre os feriados, porque eles só existem por causa do seu significado”, argumentou.

INCONFIDÊNCIA

Tiradentes é um dos vários personagens da chamada Inconfidência Mineira, um movimento idealizado pela elite aristocrática do estado de Minas Gerais no ano de 1789. Revoltados com os constantes aumentos dos impostos, que Portugal cobrava da atividade de extração de ouro e pedras preciosas no estado, líderes da aristocracia e religiosos arquitetaram uma revolta buscando a Independência. “Tiradentes era o único participante evidentemente pobre do movimento e, de certa maneira, o mais fácil de se livrar para os portugueses”, ressalta. E foi isso que aconteceu quando os inconfidentes foram presos. Depois de três anos de processos no Rio de Janeiro, então, capital da colônia, Tiradentes foi condenado à morte, por enforcamento, e executado no dia 21 de abril de 1792.

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/562448?task=view

Nenhum comentário:

        Parece que recebi um soco na cabeça, busco equilibrar a sensação, controlando minha voz. Meus pés formigam à vontade de mover-lhes e...